Um ecossistema, de forma simples, é o conjunto da comunidade do biótopo (1), entre os seres vivos, entre estes e o meio, ou mais explícito, a comunidade de organismos constituída por produtores, compositores e decompositores, funcionalmente relacionados entre si e com o meio ambiente, e considerados como uma entidade única.
(1) Biótopo – área com características estáveis, na qual se encontram seres vivos adaptados e em equilíbrio ou nicho ecológico.
Existem vários tipos de ecossistemas, entre eles o deserto, a tundra, a pradaria, a floresta tropical, a taiga, a savana, entre outros.
O ecossistema em que nos vamos centralizar, que dará ligação ao lince ibérico, é o ecossistema ibérico, em que vamos poder encontrar três tipos de clima, na zona atlântica um clima chuvoso e húmido, na zona continental existe um clima frio e seco. Na zona mediterrânea, existe um clima ameno de Invernos curtos.
To start talking about a subject that concerns us, we must understand what is an ecosystem. An ecosystem, so simple, it is the whole community of the biotope (1), between living beings and between them and the means, or more explicitly, the community of organisms composed of producers, composers and decomposers, functionally related to each other and with the environment, and considered as a single entity.
(1) Biótopo - area with stable characteristics, which are adapted and living in balance or ecological niche.
There are several types of ecosystems, including the desert, the tundra, the prairie, the tropical forest, the taiga, the savanna, among others.
The ecosystems have several characteristics that vary from ecosystem to ecosystem, one of these characteristics is the temperature, we can observe the following graph: The ecosystem in which we focus, which will link the Iberian lynx, is the Iberian ecosystem, where we can find three types of weather, in the Atlantic a rainy and humid climate in the continental area there is a cold and dry climate. In the Mediterranean area, there is a climate of short winters.
7 comentários:
É um assunto que tem muito para ser desenvolvido, e gostávamos que fossem mais explícitos quanto ao ecossistema ibérico. Gostaríamos que abordassem melhor esse tema, pois é um assunto que nos devia preocupar a todos nós.
O assunto do vosso trabalho é muito interessante para vocês desenvolverem.
Gostamos muito das vossas imagens, esperamos que continuem.
Esperemos que desenvolvam este tema, pois é muito interessante saber os vários tipos de ecossistemas...
Mas temos uma curiosidade! Podem nos referir onde o lince ibérico predominava em Portugal?
Depois de lidos e analisados os vossos 2 "posts", estamos à espera de ficar a saber, finalmente, o que é um "Ecossistema Ibérico".
Como sabem, o título do vosso blogue suscita-nos logo na nossa mente muitos aspectos, tais como:
-Lince Ibérico;
-O local onde os mesmos habitam;
-A extinção do próprio; (e outros)
Apesar disso, confessamos que não faziamos ideia da existência de um "Ecossistema Ibérico", ou seja, com este blogue vamos ganhar novos e bons conhecimentos!
É um tema, muito interessante, e muito complexo.
Num pequeno texto, conseguiram dar-nos as informações mais importantes.
A nosso opinião sobre o vosso blogue é muito positiva: Gostamos muito da escolha do tema e da recolha de imagens.O conteúdo do vosso blogue é bastante interessante,apesar de poder estar o bocadinho mais sintéctico.
Bom trabalho Maggy e Flávio :D
o vosso trabalho esta em bom caminho. Mas nós achamos que deveriam abordar mais o tema sobre lince ibérico e o que o está a afectar.
Enviar um comentário